Ter sucesso como MEI é o objetivo dos milhares de brasileiros que aderiram a esse modelo empresarial.
Afinal, todos eles, quando se decidiram pela formalização da mão de obra, certamente planejaram que o seu negócio poderia crescer e prosperar.
Entretanto, empreender, mesmo com carga tributária facilitada e recolhimento simplificado, pode ser difícil quando não se tem muitos conhecimentos na área da administração e gestão empresarial.
Por isso, é importante ter apoio nesse sentido e nós o ajudaremos de uma maneira bem didática.
Nós reunimos os 4 principais fundamentos para ter sucesso como MEI e vencer nesse projeto de empreender como microempreendedor individual.
Quer saber quais são esses fundamentos? Então, acompanhe a leitura!
Leve a sua MEI a sério
Primeiramente, muitos microempreendedores individuais acham que, por estarem enquadrados em um regime de categoria simplificada, não precisam considerá-la tão formal quanto outros tipos de empresa.
Porém, a sua MEI é um negócio tão bem elaborado quanto qualquer outro. Ele te permite ter um CNPJ, emitir notas fiscais, ter recolhimento tributário, todas as ações que empresas de porte maior também têm.
Por isso, é fundamental que você enxergue a sua MEI como um negócio robusto e dedique a ela a mesma atenção que os empresários de grandes empreendimentos dedicam aos seus próprios negócios.
Por exemplo, crie um planejamento estratégico para a MEI. Identifique quais são os seus pontos fortes e fracos, e crie um plano de ação, com objetivos e metas a serem cumpridas.
Isso te ajudará a enxergar as maneiras mais efetivas para fazê-la crescer.
Cuide das finanças de modo correto
Outro problema que, infelizmente, é comum aos MEIs, é a falta de planejamento financeiro.
Muitas pessoas confundem as contas empresariais e pessoais, misturando as contas e usufruindo dos saldos de ambas, sem nenhum controle prévio.
Isso pode se tornar um grande problema em um prazo bem curto. Isso porque, os investimentos são feitos de forma desordenada e os saques não levam em conta situações como fluxo de caixa e capital de giro.
Sendo assim, separe e ordene muito bem as finanças da MEI e não faça nenhum tipo de interferência.
Aprenda a precificar corretamente o seu produto ou serviço
A precificação é uma das etapas de maior importância quando se coloca um produto ou serviço no mercado.
Isso porque, ela é a responsável por:
- Cobrir os gastos de produção ou criação;
- Cobrir os custos fixos da empresa;
- Proporcionar lucratividade, que pode se reverter em crescimento;
- Propor um salário ao empreendedor.
Essas definições são bastante simplificadas, mas te ajudam a entender a importância de ter uma precificação correta.
Se você vende o seu produto ou serviço pelo preço incorreto, consequentemente não terá retorno o suficiente para arcar com as suas contas ou para fazer a sua MEI crescer.
A parte de precificar não é a mais fácil das tarefas de um gestor. Porém, é possível contar com o apoio de portais como o SEBRAE, que disponibilizam planilhas e explicações que ajudam a criar os preços dos seus produtos ou serviços de forma correta.
Conte com a tecnologia
Se você tem dificuldade em manter a parte financeira, contábil, fiscal, de estoque, entre outros departamentos da sua empresa MEI em dia, vale a pena contar com ajuda para isso.
Não estamos falando sobre a contratação de um funcionário “faz-tudo”, apesar de a modalidade te permitir ter até 1 colaborador associado.
Você tem ótimas oportunidades de prosperar trabalhando sozinho e cuidando de todos esses setores, contando com a ajuda de softwares de gestão.
Programas de computador, como os ERPs, por exemplo, fazem esse trabalho burocrático para você, de modo que possa cuidar de outras tarefas que são ainda mais importantes.
Até mesmo o atendimento ao cliente pode ser automatizado, caso precise de ajuda para atender a todos os que entram em contato com a sua MEI.
A proposta é que você use a tecnologia administrativa a seu favor, podendo aproveitar todas as vantagens que ela tem para oferecer.
Esteja em contato com empresas que podem te apoiar no projeto!
Uma dica extra, que fazemos questão de dividir com as pessoas que tem o seu projeto de crescimento da MEI, é que faça networking.
Esse é o processo de se conectar com pessoas e empresas que podem te ajudar a alcançar certos objetivos, em troca da sua ajuda quando também precisarem.
Além disso, sempre pesquise sobre alternativas que te deem mais fôlego financeiro e que vão além das oportunidades comuns (que podem se tornar armadilhas), como o empréstimo, por exemplo.
Nesse caso, a antecipação de recebíveis é uma opção. Você sabe como isso funciona?
Venha falar com o nosso time de consultores e saiba mais sobre essa modalidade financeira. Inclusive, vale a pena saber se a sua empresa pode ser beneficiada pela oferta.