Quando se está em busca de otimizar a tomada de decisão ou deseja melhorar a qualidade da produção da sua empresa, uma boa opção é consultar os indicadores de desempenho financeiro.
Esses instrumentos irão te ajudar a entender com mais profundidade e dinâmica como anda a saúde financeira do seu negócio e, também, como vai o funcionamento da empresa, de modo geral.
Recorrer aos indicadores pode, portanto, te ajudar a desenvolver um plano de ação que seja embasado na realidade financeira e produtiva da empresa.
Assim, considerando a capacidade do negócio, planejar estrategicamente como poderá atingir os objetivos que tanto deseja.
Quer saber como isso pode ser absorvido pelo seu empreendimento? Então, confira o guia que preparamos!
O que são indicadores de desempenho financeiro?
Os indicadores de desempenho financeiro, como dito, são ferramentas que te ajudam a verificar como anda a real situação financeira da sua empresa e, também, quanto ela é capaz de produzir para gerar faturamento.
Também chamados de KPIs financeiros, esses instrumentos servem para rastrear, medir e analisar como se dá o desenvolvimento financeiro do seu negócio e a capacidade real de atingir objetivos propostos no planejamento estratégico.
Quais os indicadores de desempenho financeiro que você deve considerar em sua empresa?
Cada tipo de empreendimento possui indicadores mais interessantes a considerar. Isso porque, cada um desses instrumentos pode favorecer o entendimento de alguma área em específico.
No entanto, existem 15 principais KPIs que podem favorecer a sua ação analítica e orientar o seu planejamento estratégico. São eles:
- Receita bruta, que faz menção a toda a receita obtida pela empresa, vindo a partir da venda de produtos e serviços;
- Ebitda, que é a sigla para “Lucros antes de juros, despesas e amortizações, que vai te ajudar a verificar quanto de lucro a empresa teve antes de pagar suas contas;
- Margem de lucro líquida, que é a contagem do lucro obtido pela empresa após o pagamento de todas as contas;
- Retorno sobre o investimento, que te ajuda a entender qual foi o retorno obtido em dinheiro após um determinado investimento realizado;
- Custos fixos, que são os custos da empresa que não variam a partir da quantidade produzida;
- Custos variáveis, que são os custos que variam de acordo com a produtividade;
- Ticket médio, que é o valor médio de cada venda realizada;
- Nível de endividamento, que demonstra as obrigações futuras da empresa;
- Ponto de equilíbrio, que é o montante mínimo de receita para que sejam cumpridas todas as obrigações sem lucro;
- Valor econômico agregado, que indica se o investimento está oferecendo rentabilidade;
- Giro de estoque, que indica a performance do estoque na empresa;
- Liquidez corrente, que indica a capacidade da empresa de quitar suas dívidas;
- Margem de contribuição, que ajuda a definir a capacidade lucrativa do negócio;
- Rentabilidade, que é a capacidade que a empresa tem de gerar rendimento;
- Lucratividade, que é o montante de dinheiro obtido após o pagamento das dívidas.
Como os indicadores de desempenho financeiro podem favorecer a sua operação?
Quando você sabe avaliar os indicadores de desempenho financeiro da sua empresa e consegue lê-los considerando as proposições específicas do seu negócio, conseguirá encontrar, também, os melhores caminhos para torná-los cada vez mais competitivos, inteligentes e satisfatórios.
Por isso, é que consideramos que esses instrumentos têm a função de indicar como está sendo o desempenho do empreendimento. Dessa forma, como isso está diretamente relacionado com a criação da saúde financeira do negócio.
Para que você consiga ter uma noção mais direta sobre como esses indicadores funcionam na prática, pense no painel de um carro.
Cada um dos sinais luminosos que ele possui, pode ser considerado um indicador de desempenho. Quando eles se acendem, demonstram possíveis problemas que precisam da atenção imediata do condutor.
O mesmo se dá com os indicadores de desempenho financeiro. Eles demonstram situações que merecem uma maior atenção e que, quando controladas, podem favorecer a realidade financeira e produtiva da sua empresa.
Conheça a Aurus Capital
Um dos indicadores de desempenho financeiro que mais demonstram problemas na gestão, são os relacionados à inadimplência.
Isso porque, o inadimplente é aquele cliente que utilizou da força produtiva da empresa, gastou matéria-prima, exigiu o trabalho do colaborador e, no final, não pagou por isso.
Logo, é um dos maiores problemas que uma empresa pode ter, já que ele leva à produtividade e torna essa ação um verdadeiro prejuízo para o negócio.
Sendo assim, é muito importante ter um trabalho focado na cobrança e recuperação de valores, justamente para eliminar os gastos com os inadimplentes.
Nesse sentido, a Aurus Capital pode te ajudar. Somos uma empresa especializada em fomento mercantil e que também trabalha na gestão de contas e cobranças.
Nosso serviço poderá ser essencial para que o seu negócio recupere dinheiro perdido com inadimplência. Isso poderá afetar diretamente nos indicadores de desempenho financeiro.
Se quiser saber mais sobre isso e sobre como podemos ajudá-lo, acesse agora o nosso site e converse com os nossos consultores.
Temos um plano de ação para dividir com você, que poderá favorecer imensamente o seu negócio.