Como fazer projeções financeiras para sua empresa?

Como fazer projeções financeiras para sua empresa

Uma etapa importante da gestão administrativa, é a parte de projeções financeiras. Essas avaliações servem para ajudar na tomada de decisão e são essenciais quando se está desenvolvendo um plano de negócios bem estruturado.

Porém, apesar de ser uma atividade que garante ótimo embasamento para o desenvolvimento econômico da empresa, nem sempre os gestores sabem como criar essas projeções.

Por isso, nós trouxemos um guia que vai ajudá-lo a entender como essas avaliações são realizadas e de que forma é possível prever como estará a saúde financeira do seu negócio.

Com essas informações, você será capaz de montar as projeções financeiras da sua empresa e, também, desenvolver um planejamento estratégico com base nos objetivos que busca. Confira!

O que são as projeções financeiras?

As projeções financeiras são processos de avaliação de custos e ganhos de uma empresa, que dão os resultados previstos de receita.

Pode-se realizá-las em períodos específicos e servem para determinar, também, o nível de saúde financeira de um empreendimento.

De modo geral, essas projeções são expectativas baseadas em cálculos, que ajudam o gestor a prever qual será a condição financeira do seu negócio dentro de um determinado período.

Com elas, é possível pensar em investimentos e projetos de expansão, entre outras situações que estejam relacionadas com o crescimento e desenvolvimento do negócio.

Projeções financeiras eficientes em 5 etapas

É possível realizar o processo das projeções financeiras a partir de 5 etapas. Cumpri-las ajuda o gestor a identificar a real situação econômica da empresa, inclusive para períodos futuros.

É por isso que todo o procedimento é baseia-se em análises de dados sobre a própria empresa. Afinal, toda a avaliação deve ser feita seguindo a capacidade financeira real e concreta do negócio.

Veja só o que deve ser considerado, de acordo com a ordem ideal para ser avaliado:

1. Analise a receita

A princípio, considerando o período no qual você irá basear a sua consulta para as projeções financeiras, faça uma análise de toda a receita da empresa nesse prazo.

O ideal é contar pelo menos doze meses. Deve-se considerar todos os rendimentos dentro desse prazo. Isso te dará um parâmetro real sobre o quanto a empresa faturou.

2. Liste os custos e despesas

Da mesma forma que você listou a receita da empresa, a segunda etapa para as projeções financeiras consiste em listar os gastos.

Isso deve incluir tanto as despesas fixas, que são as que independem do volume produzido, quanto as variáveis, que se modificam de acordo com o montante produzido.

3. Analise o fluxo de caixa

Em seguida, a terceira etapa é uma das mais importantes: analisar o seu fluxo de caixa. O caixa é a verdadeira espinha dorsal de uma empresa.

Quando o caixa está baixo, você tem dificuldades para honrar os compromissos e realizar investimentos.

Já quando ele está cheio, é mais fácil manter as contas em dia e desenvolver o negócio.

Uma das principais características do fluxo de caixa é essa variação que pode acontecer. Por isso, toda análise sobre ele deve ser vista de um ponto de vista mais abrangente.

Isso significa que você não deve considerar um período curto de avaliação. Sempre avalie de 12 a 18 meses, para ter uma noção sobre como é essa variação em seu fluxo de caixa. Isso vai te ajudar a criar uma projeção mais segura, considerando os meses com mais entradas do que saídas.

4. Analise o ponto de equilíbrio

O ponto de equilíbrio é o indicador de que a sua empresa está produzindo o suficiente para não ter prejuízo, mas que ainda não gera lucro.

Por isso, é essencial saber exatamente quanto ela deve faturar para “empatar” as contas e verificar o que pode ser feito para alcançar esse ponto de maneira eficiente e segura.

5. Monitore os indicadores

Por fim, sempre monitore se esses indicadores estão correspondendo à previsão que fez. Apenas se eles “responderem” ao seu projeto, é que poderão ser usado como base de cálculo para as projeções financeiras.

Como a Aurus Capital pode ajudá-lo nas suas projeções financeiras?

Como você pode notar, grande parte do processo de projeção financeira diz respeito a ter controle sobre as entradas e saídas do seu caixa.

Seja para prever o fluxo, seja para compor capital de giro, é essencial compreender qual é a verdadeira quantidade de receita que você tem em mãos, para poder desenvolver um plano que seja eficiente.

Nesse sentido, não podemos nos esquecer dos valores a receber. Porém, como eles ainda não estão em caixa, considerá-los em sua projeção pode fazer com que as contas apresentem diferenças.

Então, aproveite e adiante esses valores. Cheques pré-datados e duplicatas podem ser adiantados pela Aurus Capital, que compra esses ativos a receber da sua empresa e repassando o dinheiro à vista.

Se interessou pela possibilidade? Então, acesse agora o nosso site e venha conversar com um de nossos consultores. Assim, poderemos te explicar exatamente como funciona esse processo e te mostrar como ele será válido para a projeção financeira da sua empresa.

Clique aqui e antecipe seus recebíveis com a Aurus Capital para obter capital de giro

aurusadm

Comentários

WhatsApp chat