É sempre bom saber como obter capital de giro, para não correr o risco de ficar sem valores que subsidiem a operação da sua empresa.
Por isso, é muito comum que os empresários busquem maneiras de obter dinheiro para o financiamento das operações.
Isso fez com que três alternativas para levantar valores rapidamente se tornassem mais populares. Afinal, são a elas que os empreendedores recorrem com maior frequência.
Se você possui uma empresa e está precisando de dinheiro para criar o seu capital de giro, confira essas três soluções que trouxemos.
Certamente uma delas será ideal para a sua necessidade!
Confira 3 maneiras de obter capital de giro
O capital de giro é um recurso de extrema importância para a manutenção da saúde financeira de uma empresa.
Indo além, é a partir dele que as atividades do negócio se mantêm vivas. Consequentemente, quando ele acaba, a empresa deixa de ter uma base de sustentação.
Por isso, se você não quer ver a sua empresa passando por dificuldades que podem, inclusive, levá-la à falência, vale a pena aprender como obter capital de giro de maneira rápida e com baixa burocracia.
Veja essas três alternativas que organizamos e que poderão te ajudar nessa empreitada:
Antecipando recebíveis
Vamos iniciar as nossas sugestões para obter capital de giro pela alternativa que gera menos custos ao empreendedor, que é a antecipação de recebíveis.
Esse processo consiste em adiantar valores que só seriam creditados na conta da empresa em outro momento.
Nesse caso, o empresário pode vender esses títulos que ainda serão compensados para uma agência especializada, que é conhecida como factor.
A factor fará a avaliação do pedido e, caso aprovada, seguirá com a validação dos valores.
Assim que o processo se encerra, ela paga pelos recebíveis que comprou, descontando uma pequena taxa pela sua operação.
Essa alternativa é uma das mais viáveis, pois nela o empresário estará lidando com o seu próprio dinheiro.
Solicitando um empréstimo
Recorrer a um empréstimo é uma das alternativas mais comuns que conhecemos. Isso porque, sempre que se pensa na necessidade de levantar um valor rapidamente, o empréstimo surge como a primeira opção.
Realmente, essa operação financeira possui grandes vantagens. Uma delas, é a possibilidade de obter capital de giro de forma bastante rápida.
Com a popularização dos bancos digitais, serviços como esse estão cada vez menos burocráticos.
Em relação às tarifas, há diversos níveis de cobrança, o que permite que se encontre aquele que mais atende às necessidades do empreendedor.
Em comparação com a opção anterior para criar um capital de giro de forma rápida e fácil, o empréstimo se apresenta com mais risco.
Afinal, sobre o montante emprestado incidem taxas de juros que podem tornar o valor total muito mais alto do que o acordado.
Além disso, também aumentam o risco de inadimplência. Caso o empreendedor não consiga quitar as parcelas do empréstimo, isso pode levá-lo à negativação.
Recorrendo à venda do imóvel
Por fim, a última forma de obter capital de giro de uma maneira rápida, é vendendo o prédio onde a empresa está sediada.
Por mais que essa pareça uma solução radical, ela é muito comum no meio empresarial.
A ação consiste em encontrar um investidor, que comprará o prédio da empresa por um montante. O empresário, no caso, recebe essa cifra e poderá utilizá-la para montar o capital de giro.
Porém, ao invés de mudar de endereço, a empresa passa a pagar um aluguel ao novo dono. Ela fará pagamentos mensais até cobrir o valor total que o investidor pagou pelo prédio, acrescido de juros que devem ser acordados.
Assim que o pagamento tiver sido concluído, o empresário retoma a propriedade do imóvel.
Essa opção, também conhecida como Sale & Leaseback, permite que se levante o dinheiro do capital rapidamente.
Porém, é fundamental que essa transação seja feita com uma pessoa confiável e sob a tutela de um contrato.
Por que você deve buscar alternativas de obter capital de giro?
Perder o capital de giro invariavelmente fará com que a empresa tenha graves problemas financeiros. Afinal, tudo se torna uma reação em cadeia: sem dinheiro para financiar a produção, não há itens para comercialização e, no fim, não há lucratividade no negócio.
Em pouco tempo, essa falta de dinheiro fará com que as reservas sejam utilizadas e a empresa entre em falência. Em alguns casos, pode até encerrar as suas atividades em condição de inadimplência.
Por isso, é essencial encontrar maneiras de manter o capital de giro do seu negócio. As alternativas que trouxemos são ótimas sugestões, que vale a pena você dar uma olhada.
Mas, lembre-se de que o empréstimo ou a solução da venda do imóvel devem ser muito bem pensadas, para evitar problemas maiores do que a falta de dinheiro para capital de giro.
Avalie bem as condições propostas e sempre exija um contrato. Isso vai te garantir mais segurança.
israelnightclub.com 2 anos ago
Very good article. I definitely love this site. Stick with it!