O factoring é uma operação que vem sendo cada vez mais utilizada por micro, pequenas e médias empresas.
Isso porque, seu método de atuação permite que esses negócios tenham mais capacidade de levantar valores para suprir suas necessidades cotidianas, como a criação do capital de giro, por exemplo.
Essa popularização acontece devido ao fato de ser uma alternativa mais viável economicamente, já que não há vinculação direta da empresa com alguma instituição financeira.
Se você é empresário e não conhece a operação de factoring, vale a pena saber mais sobre ela.
Trouxemos as principais informações sobre esse serviço, para que você entenda como ele pode favorecer a atuação da sua empresa.
Afinal, o que é factoring?
O factoring é uma operação financeira, onde a empresa vende títulos que ainda irá receber, de modo a tê-los em mãos mais rapidamente.
De maneira mais simples, ele consiste em levantar recursos por meio da venda de títulos cujo pagamento só seria validado em um prazo maior.
Essa ação também chama-se fomento mercantil e serve, principalmente, para quem precisa adiantar valores e não deseja recorrer aos bancos e financeiras.
Quem opera o factoring é uma empresa especializada nesse tipo de serviço, que não se configura como uma instituição financeira.
Esse tipo de empresa chama-se factor e trabalha financiando esses valores. Elas compram os títulos e repassam o valor diretamente para o empresário que as contratou.
Esse serviço gera um custo operacional, que a factor desconta diretamente do montante.
Como ele funciona?
Após saber o que é o factoring, você já deve ter entendido que ele é uma alternativa para garantir mais liquidez para o seu negócio.
A operação, em si, é realizada de maneira muito simples. Basta que o empresário reúna os recebíveis que possui e formalize o contrato diretamente com a factor.
Por ela não ser uma instituição financeira, a burocracia envolvida nessa operação é bastante reduzida. Esse, inclusive, é um dos motivos que tornam a operação de factoring mais interessante do que os empréstimos e financiamentos comuns.
De maneira prática, o valor que a empresa receberá é apenas um adiantamento. Afinal, eles já seriam creditados na conta da empresa quando fossem compensados.
É por isso que o processo também chama-se antecipação de recebíveis. Com a receita em mãos naquele exato momento, o empresário poderá realizar uma série de ações que vão tornar a empresa muito mais competitiva diante do mercado.
Quais as principais vantagens de utilizar o factoring?
Podemos definir que a operação de factoring é bem mais vantajosa do que um empréstimo ou financiamento, já que ela não configura uma dívida formalmente.
Afinal, os valores que a empresa receberá são da própria. Apenas serão entregues com um adiantamento de tempo.
Ter esse montante em mãos favorece para que o empresário consiga aumentar a liquidez do negócio, inclusive o utilizando como capital de giro.
De modo geral, ter esse valor em mãos permite que ele perceba vantagens nos seguintes sentidos:
- Manter as contas da empresa em dia, utilizando o valor para fomentar as ações financeiras do negócio. Assim, reduzindo consideravelmente o risco de inadimplência;
- Aumentar o nível competitivo do empreendimento, podendo barganhar com fornecedores e oferecer melhores condições de pagamento para os clientes. Assim, poderá aumentar a lucratividade;
- Ter oportunidade de realizar investimentos que podem trazer vantagens para o negócio, como expansão de setores ou compra de mais produtos.
Há riscos de recorrer ao factoring?
Apesar de ser um serviço relativamente simples de realizar e compreender, ainda assim podemos dizer que o factoring tem seus pontos negativos.
Essas desvantagens não estão associadas à operação, em si, já que ela se configura como uma alternativa mais viável e financeiramente mais interessante do que a que os bancos oferecem.
Porém, o adiantamento dos recebíveis faz com que a empresa fique sem receita no momento em que eles deveriam ser creditados.
Isso pode fazer com que o negócio se descontrole, principalmente em seu fluxo de caixa. Sendo assim, é necessário ter um planejamento financeiro muito atencioso, para evitar qualquer tipo de desequilíbrio econômico.
Vale a pena contar com o factoring para melhorar a condição financeira da sua empresa?
Sem dúvidas, o factoring se mostra como uma das principais opções para as empresas. Isso porque, conforme explanado ao longo do artigo, a operação não é mediada por instituições financeiras. Logo, não há a necessidade de alienar nenhum bem e nem dar garantias caução, já que não obtêm-se o valor via empréstimo.
A proposta do adiantamento de recebíveis é, justamente, poder trabalhar diretamente com valores que já seriam da empresa, sem a necessidade de pagar juros sobre valores que seriam emprestados.