Descubra como micro e pequenos empresários estão conseguindo capital de giro

Micro empresa: Empresário aperta mão de outra pessoa ao negociar.

Uma das maiores dificuldades dos micro e pequenos empresários está em constituir um capital de giro suficiente para subsidiar as operações do seu negócio.

Afinal, esse montante poderá determinar desde a capacidade produtiva, até mesmo o prazo para pagamentos que ele terá oportunidade de oferecer aos seus clientes.

Por isso, é comum que eles recorram a estratégias para levantar esses valores, de forma legal e que não comprometam a lucratividade da empresa.

Inclusive, isso tem feito com que muitos desses micro e pequenos empresários tenham condições de aumentar a sua produção e, também, melhorar a sua participação de mercado.

Quer saber o que eles estão fazendo e como isso impacta as suas empresas?

 

A importância do capital de giro para micro e pequenos empresários

O capital de giro é um recurso de enorme importância para empresas de qualquer porte. Porém, quando pensamos nos micro e pequenos empresários, ele se torna ainda mais significativo.

Isso porque, diferente das companhias maiores, eles não possuem tanta capacidade financeira para se subsidiar. Também, não possuem caixa o suficiente para realizar investimentos sem pensar muito antes, prever os riscos e, é claro, fazer contas.

As grandes empresas já possuem mais liberdade financeira para realizar todas essas ações. Além disso, também são capazes de negociar preços e prazos com seus fornecedores, mantendo o capital em crescimento.

Nesse sentido, o capital de giro para micro e pequenos empresários é algo que poderá interferir diretamente na capacidade operacional do negócio. É por isso que eles estão constantemente buscando meios de levantar esses valores.

 

3 formas que os micro e pequenos empresários têm para criar capital de giro

Considerando que as empresas de porte menor não possuem tanta capacidade financeira, elas também não podem dispor de valores com tanta facilidade. Muito menos, podem investir em alternativas que não tragam respostas positivas.

Pensando nisso, há três principais formas de levantar capital de giro de maneira segura, eficiente e rápida. Veja só quais são elas:

Antecipando recebíveis

A antecipação de recebíveis é uma das maneiras mais eficientes e positivas que os micro e pequenos empresários têm para conseguir criar capital de giro de maneira rápida, fácil e segura.

O processo consiste em vender os seus valores a receber para uma factor, empresa especializada nesse tipo de operação.

A factor descontará os valores em duplicatas e cobrará uma porcentagem do montante. É um valor mínimo, que serve para custear o processo.

Após o fim da negociação, ela entrega o dinheiro ao empresário, que poderá utilizá-lo para o que preferir, inclusive para montar o seu capital de giro.

Essa alternativa é uma das mais viáveis que eles possuem para conseguir levantar valores rapidamente, pois o dinheiro que você obter é exclusivamente seu.

Conta garantida

A operação da conta garantida é realizada como um negócio de linha de crédito, especialmente a do cheque especial, mas com tarifas menores.

Nela, o empresário pode obter um montante para uso como capital de giro, tendo que devolver a quantia posteriormente, acrescida de juros.

O crédito rotativo é solicitado diretamente na agência bancária na qual a empresa possui conta e o total do empréstimo varia de acordo com o limite que a própria conta terá.

Para obtê-lo, é necessário que todos os sócios da empresa estejam de acordo e, também, da apresentação de uma garantia, que pode ser um caução ou a alienação de um bem.

Empréstimo empresarial

Outra alternativa que os micro e pequenos empresários podem recorrer para conseguir levantar valores para montar o seu capital de giro é o empréstimo empresarial.

Nele, a empresa faz acordo com uma instituição financeira. Esta última libera um montante de dinheiro que a empresa pode utilizar em diversos fins.

Após a liberação dos valores, esse crédito deve começar a ser pago de volta, dividido em parcelas e acrescido de juros.

O que define a quantidade de dinheiro e os juros que irão incidir sobre o pagamento é o acordo realizado entre a empresa e o banco.

Qualquer tipo de atraso no pagamento pode gerar acúmulo de débitos.

 

Vale a pena os micro e pequenos empresários aprenderem a levantar capital de giro?

É muito importante que os micro e pequenos empresários conheçam alternativas para levantar capital de giro.

Isso porque, tendo esses valores em mãos, eles são capazes de desenvolver várias estratégias empresariais, que podem resultar em mais lucratividade.

Sendo assim, vale a pena os empresários verificarem qual é a alternativa mais viável para a sua necessidade.

Assim, os valores poderão subsidiar as operações da sua empresa de maneira muito mais inteligente.

 

Clique aqui e antecipe seus recebíveis com a Aurus Capital

aurusadm

Comentários

WhatsApp chat