Manter a saúde financeira da empresa em dia está entre os principais objetivos dos empreendedores.
Afinal, ter fluxo para poder realizar investimentos, crescer e ainda manter a operação cotidiana, é um plano que define a qualidade de uma gestão.
E é perfeitamente possível alcançar esse cenário tão positivo, a partir de algumas técnicas que podem ajudar a manter os ganhos e os gastos em dia.
Com isso, desenvolver melhor a saúde do seu negócio e permitir que ele escale de forma segura e bem estruturada.
Nós queremos dividir com você essas técnicas. Por isso, preparamos esse conteúdo com 5 dicas que são ótimas aliadas na busca por uma saúde financeira empresarial mais estável e robusta.
Confira quais são elas!
1. Contabilize os seus ganhos e gastos
A primeira dica que podemos dar para que você consiga desenvolver mais saúde financeira para a sua empresa, é tornar o controle contábil muito mais rígido.
Contabilize todos os seus ganhos e gastos, montando uma espécie de calendário de finanças.
Nesse calendário devem estar descritos:
- Data de entrada de valores, juntamente com o montante recebido;
- Data de saída de valores, juntamente com as contas pagas;
- Qual é o dia do pagamento de funcionários, quando terá que despender valores;
- Quando receberá as suas vendas via cartão;
- Quais datas podem ser estratégicas para aumentar os seus recebimentos.
Ter esse controle irá ajudá-lo a mapear os seus gastos com mais inteligência, preparando-se para evitar qualquer tipo de imprevisto financeiro.
2. Mantenha o fluxo de caixa
Primeiramente, o fluxo de caixa é o demonstrativo que poderá ajudá-lo a ter um controle maior das entradas e saídas diárias.
Ele pode te mostrar gargalos na operação que podem estar prejudicando a saúde financeira do seu negócio.
Além disso, podem te ajudar a evitar atrasos de pagamentos e, assim, eliminar os custos de juros e multas.
Ter dinheiro em caixa é uma premissa básica para garantir que não será pego de surpresa por nenhum imprevisto e nem perderá oportunidades de investimento.
3. Tenha sempre capital de giro
Por falar em investimento, é interessante que você sempre tenha capital de giro para poder investir quando tiver uma boa oportunidade.
O capital de giro é o montante financeiro que está alocado para expandir a empresa e, dessa maneira, conquistar maior liquidez.
4. Tenha um planejamento empresarial inteligente
Se você realmente quiser que o seu negócio tenha saúde financeira e estabilidade, algo que não deve ser deixado de lado é a criação de um planejamento empresarial que seja inteligente e ofereça boas bases de trabalho.
O planejamento é um documento estratégico, onde estão descritos os objetivos que se espera para a empresa.
Partindo disto, você será capaz de determinar as ações ideais para conquistar essas metas. Isto inclui ações de venda e obtenção de mais dinheiro para preencher o seu capital de giro.
5. Não misture pessoa física e jurídica
Por fim, a nossa última dica para ajudá-lo a garantir a saúde financeira do seu negócio, é não misturar o que é pessoa física e jurídica.
Esse é um dos erros que mais causa problemas à gestão de uma empresa. Inclusive, pode levá-la à falência.
Sendo assim, mantenha as contas da empresa sempre separadas das finanças pessoais, e vice-versa.
Por que a factoring pode ser uma solução para a saúde financeira da sua empresa?
Não há nenhum mistério quando se pensa em saúde financeira de uma empresa: é necessário ter dinheiro em caixa, para poder gestar o fluxo de caixa e realizar investimentos que proponham crescimento.
Mas, obter esse dinheiro por alternativas como os empréstimos pode não ser uma ideia tão boa, considerando os juros que deverão ser pagos depois.
Então, considere a alternativa da factoring para ajudá-lo a criar bases financeiras mais sólidas para o seu negócio.
A operação de factoring é o processo de antecipação de recebíveis. Basicamente, você estará adiantando o recebimento de valores que já seriam seus.
Sabe aqueles pagamentos feitos com boletos e cheques pré-datados que só cairiam daqui há um tempo? Você pode antecipá-los e garantir o fluxo de caixa da empresa.
E, por ser um dinheiro que já é seu, a burocracia é muito menor do que a de um empréstimo, além de ter um custo bem menor do que os juros praticados pelas instituições financeiras.
Conheça a Aurus Capital!
Gostou da ideia de adiantar os recebíveis da sua empresa e, com isso, garantir mais saúde financeira para o seu negócio? Então, é hora de acessar o site da Aurus Capital e saber como podemos ajudá-lo.
Nossa empresa é especialista nesse procedimento de antecipação de recebíveis, com milhares de clientes que conseguiram estabilizar o caixa dos seus negócios e expandir as suas operações com esses valores.
Venha conversar com os nossos consultores e saiba como podemos ajudar a sua empresa a crescer exponencialmente, de maneira segura, bem estruturada e financeiramente saudável, a partir da antecipação de valores!