Quem faz o processo seletivo para contratações na sua empresa?

 

Em algum momento uma empresa irá contratar alguém para um novo cargo ou função. Acontece que muitas vezes empresas pequenas não consideram realizar o processo de contratação por meio de uma empresa especializada de RH, e o que era para ser algo relativamente simples, torna-se um tormento para o empresário. 

 

Selecionamos alguns pontos que consideramos relevantes em um processo de contratação: 

 

– Você sabia que grande parte dos funcionários que pede demissão é por desalinhamento com os valores e com a cultura da empresa e não por causa de questões salariais? Por isso é muito importante deixar claro para o candidato a cultura da empresa e seus valores, pois assim a taxa de turnover diminui. 

 

– Você pode solicitar cartas de recomendação ou referências em seu processo seletivo. A depender da função, também pode solicitar certidões específicas, como a de antecedentes criminais. 

 

– Evite contratar parentes ou pessoas que você teria dificuldade para demitir caso haja um motivo para tanto, isso pode lhe trazer um problema futuro. 

 

– Deixe claro todas as informações quanto cargo ou função, atividades, condições de trabalho, horário de trabalho e salário. Certifique-se de que todas as informações estejam descritas no contrato. 

 

– Busque pessoas com referências, com características de personalidade que executariam melhor aquela função, como pessoas mais detalhistas ou mais dinâmicas e proativas. 

 

– Verifique se para o cargo ou função é necessário experiência prática comprovada ou se uma pessoa sem experiência, mas com características como resiliência, empatia, colaboração e direcionamento a resultados executaria melhor a função. 

   

E, se possível, considere a aplicação de testes psicológicos ou a contratação de uma empresa de RH. Hoje, no mercado, há muitas opções e, com certeza, uma irá se encaixar com o seu perfil. 

aurusadm

Comentários

WhatsApp chat